segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Deve ser a cultura....

Sério me respondam uma coisa:
Vocês, sinceramente, acreditam que a proliferação das Vans se deve ao fato dos ônibus não suprirem a necessidade básica de transporte?

Eu, sinceramente, não.

Meu voto vai para a comodiade de não ter que ficar andando para pegar o transporte alternativo uma vez que muitos fazem praticamente os mesmíssimos intinerários que os ônibus(muitos chegam a por um papelão com o nº da linha). Porém as vans, param em qualquer lugar MESMO.. praticamente um serviço de taxi coisa que o ônibus não faz ou não deveria fazer.

Na verdade eu to falando isso tudo nem é para criticar o transporte alternativo mas sim o comportamento das pessoas....
As vans não transmitem segurança e os ônibus tb não.. porém no segundo, você ainda tem alguma chance de recorrer alguma coisa qdo algo acontece.

Voltando ao que eu queria dizer....
Fico vendo as pessoas dizendo "ah de van eh mais rapido..." "mais confortavel...." nessa hora eu grito de dor.. me digam EM QUE LUGAR DO MUNDO uma van é mais confortável que um ônibus?
e agora eu pergunto COMO NO RIO DE JANEIRO(nao sei em outros lugares) ALGUEM PODE DIZER QUE UMA VAN É MAIS CONFORTAVEL QUE ÔNIBUS?
Meu Deus do céu eu NUNCA veja uma vazia... ai vc pode dizer "ah mas com todos os lugares ocupados..." é.. todos os lugares E espaços ocupados.. ou seja pessoas vão em pé.. agora me diz como alguem pode ir em pé, confortavelmente, numa van?

Agora o motivo pelo qual me fez escrever hj foi observar como somos imbecis e cordeirinhos e deixamos as coisas acontecerem e "foda-se"... não damos a menor importância para nosso dinheiro.. essa é a conclusão q vou chegando...

Existe uma linha "sta cruz-castelo" que vai pela Barra que custa "apenas" R$9,00... é um "frescão" tipo aqueles de viagem e tal.. po legal.. quem tem condições de pagar que faça bom proveito...
agora me diz o que faz uma pessoa preferir essa linha do que o 2016 que, passado o Barrasul faz praticamente o mesmo intinerário(exceto que o frescão vai pela Niemeyer), por exemplo?
Eu sinceramente não sei.. e para piorar nego paga 9 REAIS pra ir EM PÉ!

PQP!!! CARALHO!!! NOVE REAIS PRA IR EM PÉ!!

Sério... me embrulha o estômago.. é muito bizarro...

Não sei se sou eu que sou muito metódico e fico reparando em tudo, ou quase tudo, ou se as pessoas é que se lixam para as coisas que acontecem ao seu redor... Será que este ser, ao entrar no veículo, não pensou na possibilidade de pegar um com lugar para sentar e infinitamente mais barato?

Isso sem pensar no prejuízo que muitos acabam tomando para ter mais "conforto".. pois dificilmente uma empresa irá bancar R$18,00/dia de passagem para seus funcionários..

Enfim.. acho que deve ser a cultura paradoxal que nós temos.. ao mesmo tempo que procuramos ser individualistas, não conseguimos abrir mão de um oba-oba e muvuca.. só pode... uma pessoa entra num coletivo e a primeira coisa que faz é procurar o lugar vazio.. qdo o coletivo está cheio a primeira coisa que faz é ficar tudo expremido perto da porta de saída.. .mesmo fenômeno acontece no Metro... as vezes parece que nao da pra entrar ai vc olha o corredor vazio pois todos estao aglomerados, quase sem respirar, fungando CC um do outro pra ficar na merda da porta e, muito provavelmente, 70% dessas pessoas vão descer em locais mais calmos como os proximos as estações terminais... GAH!

Ah sei la.. post meio sem nexo mas eu sei que pra mim faz o maior sentido do mundo! HAUhAUhaU

=)

2 comentários:

  1. Te dou total razão em questionar isso.Morando agora em Goiânia, vou te dizer que o transporte alternativo faz MUITA falta, não pela comodidade, mas sim pelo direito de ir e vir.
    A cidade parece que foi planejada apenas para a alta sociedade que podem desfilar com seus carros caros.
    Eu dependo do meu namorado pra fazer tudo, porque onde moramos, tem apenas uma linha de onibus que passa de 30 em 30 minutos o que é um absurdo, ainda mais por ser num lugar onde tem uma grande concentração de estudante, por ter uma das maiores faculdade da cidade.Mas ai me lembro que é a faculdade dos filhinhos de papai, que podem ter carros, mas e as pessoas que trabalham e vivem aqui?
    No horario de pico, quando eu vejo algum onibus, estão lotados.Isso quando eu vejo algum.
    Foi uma das coisas que mais me chamou atenção quando cheguei aqui.
    Bizarro isso, como uma cidade pode não ter onibus o suficiente para a sua população e simplismete isolam as pessoas ?
    No Rio, eu optei pelo transporte alternativo, não por ser mais rápido, mas sim pela superficial aparência de segurança, já que nos onibus estamos a mercer de assaltantes.Mas nas kombis e vans estamos a mercer de um acidente graves e completo desconforto com seus motoristas loucos e sem noção.
    Confortavel? Não mesmo, pricipalmente aqueles que querem colocar 15 pessoas num espaço para 9.
    Uma desordem, mas que é "eficiente" principalmente nas altas horas da madruga quando um onibus é praticamente uma lenda nas ruas.
    Mas que pra mim faz falta, faz.
    Metro, trem, van, ta fazendo uma falta absurda!

    ResponderExcluir