quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

A Importância da Relação Cliente x Fornecedor

Pessoas, o assunto hoje é mais para o lado profissional

Normalmente vocês são cliente ou fornecedor? Eu, por exemplo, sou fornecedor. Obviamente somos clientes também mas o foco é na relação entre empresas.

A empresa a qual eu trabalho possui diversos contratos pelo Brasil. Quatro deles com uma mesma empresa. Esta empresa passou por problemas ambientais sérios nos últimos anos e vem, ao longo do tempo, adotando medidas para mitigar todos os problemas que ocorreram. 

Embora tenham diversas políticas de relacionamento com o fornecedor tais como periódicos institucionais, premiações, portal de transparência e etc, PARECE que estão esquecendo do mais importante; Será que estou dando condições do meu fornecedor trabalhar e se desenvolver? Essa questão surge quando você faz análise de desempenho in loco com todos os outros fornecedores e tem como resultado que nenhum deles consegue ter aderência ao plano de trabalho projetado. Não são casos pontuais!

Na minha opinião, a empresa em questão (todas elas na verdade) precisa rever seus programas e procedimentos. Se não fazem, deveriam ouvir feedback dos fornecedores. A burocracia é tão grande mas tão grande que já está inviabilizando o serviço da maioria dos fornecedores. Muitas das empresas prestadoras de serviço podem estar no limite de quebrar.

Ficando claro que a vida vem em primeiro lugar e tirando os problemas das próprias empresas prestadoras de serviço, é possível pontuar alguns fatores que contribuem para baixa performance e, consequentemente, baixa geração de receita do contrato:

  1. Equipe de fiscalização terceirizada mal preparada. Fiscais que não conhecem o contrato de forma macro e decidem soluções por conta própria e depois não querem assumir;
  2. Excesso de mudança em procedimentos que interrompem a produção antes mesmo de estarem oficialmente registradas.
Poderia enumerar diversos outros problemas mas esses dois, ao meu ver, são os mais críticos. O primeiro porque a preparação de uma demanda requer uma logística contemplando planejamento, ferramental, equipe, equipamento, apoio de terceiros (como caminhão pipa, por exemplo), documentação e etc até que você chega para trabalhar e mudam tudo em desacordo com o planejado, e com o contrato, e querem que seja executado com a mesma produtividade esperada do planejado. Mudam a metodologia da especificação técnica e querem o mesmo resultado. Isso quando não entram questões de relacionamentos entre as empresas.

O segundo está associado a mudanças de procedimentos, quaisquer que sejam, da empresa frente ao previsto no contrato. Essas mudanças impactam diretamente no andamento das atividades e, consequentemente, na geração de receita. Além disso, muitas dessas mudanças também causam impactos no custo não previso do contrato causando desequilíbrio econômico-financeiro e que acaba virando motivo de discussão de aditivos, pleitos e etc.

Por fim, não menos importante, cabe ressaltar que os canais de comunicação sempre estiveram abertos e, se tratando de empresas enormes, mesmo que demore, muitas vezes as reclamações e/ou sugestões acabam sendo ouvidas e tratadas. É muito importante ter um bom relacionamento interpessoal, respeitando as instituições, e que ajude ambos a caminharem para frente. No final das contas, um não anda sem o outro. Fornecedores e Clientes estão abraçados e juntos mais do que imaginam.

=)

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