segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cariocão

Não falo de futebol aqui no blog mas hoje não dá. Preciso falar de duas coisas, no mínimo.

Uma é a falta de culhão para bater um penalti e a outra é o regulamento do campeonato.

Na boa? Penalti não é loteria é competência. É pegar a bola e dizer "vou bater" e não ficar com cara de assustado.

Sério chutar penalti pra fora é pior do que pegar mal na bola e chutar nas mãos do goleiro.

Agora vou falar do regulamento e alguns irão me xingar na conclusão mas la vai.

O torneio tem dois grupos onde no primeiro turno todos, do mesmo grupo, se enfrentam. Já o segundo turno os times de um grupo enfrentam o outro. Ou seja no segundo turno tem, pelo menos, 1 jogo a mais e 2 clássicos.

No final aquela fórmula conhecida o campeão de cada turno se enfrenta numa final com mais dois jogos isso se o campeão do primeiro turno não for o campeão do segundo.

Não bastasse isso vejam só uma coisa com relação ao jogo de ontem.... se o resultado tivesse sido diferente e, digamos, o Vasco vencesse os dois outros jogos e fosse campeão Carioca significaria que o sexto colocado geral teria sido campeão enquanto o vice geral, Fluminense, nem em final de turno chegou.

Sim é isso mesmo.. na classificação geral o Vasco terminou em SEXTO lugar e poderia ter sido campeão!!!! Como assim?!?!?!

Pois é.. graças a essa engenhosa fórmula da FERJ....

O que então eu considero ideal?
A fórmula do campeonato paulista (podem me xingar) que, alias, deveria ser a mesma do Brasileirão.

Todos os times se enfrentam (como é estadual, nao precisa ser ida e volta e, sejamos honestos, com todos os jogos na capital pois falar que fator campo conta num torneio que tem 4 times grandes e o resto de coadjuvante é desnecessário o desgaste de transporte para jogos em Macaé, Volta Redonda e etc.) e os 4 melhores fazem semi finais e finais no clássico 1º x 4º e 2º x 3º.

Se fosse assim no Cariocão, o campeão poderia até ser o mesmo mas a disputa seria bem diferente.

Futebol nem sempre é justo (acho que na maioria das vezes não é) mas não é possível aceitar um torneio onde o sexto lugar geral poderia ter sido campeão... não dá mesmo.. mesmo o time em questão, o Vasco, sendo meu time.

Obrigado.

Um comentário: