quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

É proibido perder venda.... até quando?

Pessoas bom dia, Tem um tempo que não atualizo isso aqui mas hoje me deu uma vontade de saber o que vocês pensam sobre como somos tratados pelos vendedores de lojas. 
Semana passada entrei na Ricardo Eletro do NYCC para pesquisar preço de geladeiras... cheguei na loja.. fui até as geladeiras e comecei a olhar os preços. Precavido, já havia consultado preços pela internet. Como eu sempre acreditei que pessoalmente podemos conseguir melhores negócios então sempre dou uma passada em duas ou três lojas antes de comprar pela internet. Pois bem.. o tempo foi passando e NENHUM vendedor apareceu.. assim como no natal, pareciam mais preocupados em vender televisões do que os outros produtos da loja. Quando eu estava saindo ai sim veio um vendedor perguntar se já fomos atendidos. A minha vontade foi de dizer "- agora é tarde" mas resolvi dar uma chance. Como eu estava um pouco sem paciência eu fui direto ao assunto e falei: - Essa geladeira aqui custa R$1399 na americanas e aqui tá R$1799.. tem alguma coisa que você possa fazer? Vendedor: - Não! Responde o vendedor para em seguida emendar: - Na internet eles não pagam aluguel, comissão de vendedor, não temos como bater o preço de lá. Eu: - Mas não há nada? Um desconto, uma parcela a mais sem juros... Vendedor: - Não! Fiquei pensando depois "mas não era proibido perder venda?" Esse caso foi recente mas não foi o único. 
Um ano atrás estava pesquisando a compra de um rádio para meu carro e situação de intransigência também ocorreu na loja da Sony no Barrashopping. Foi aquela velha situação: Produto no mostruário mas sem unidade no estoque. Eu não sou gerente, administrador nem nada mas penso que, se você não têm o produto, não anuncia. Bem o vendedor dessa loja foi muito bacana e tentou ao máximo fazer a venda do produto no mostruário porém, dessa vez, quem dificultou as coisas foi o próprio gerente da loja. Num primeiro momento ele disse que a empresa, Sony, não permite venda do mostruário. Depois disse que se fosse comprar à vista ele me daria 10% de desconto por ser mostruário ai foi quando eu disse: - Não.. esses 10% de desconto você me dá por comprar à vista. O desconto do mostruário tem que ser outro. Resultado? Comprei meu som no Walmart.... 
Uns três, quatro anos atrás, quando fui morar sozinho com minha esposa, fui na Casas Bahia do Recreio Shopping comprar as mobílias para casa... armários, cozinha, sofás... Quando a conta fechou deu R$2200 e eu perguntei para a vendedora quanto sairia se eu fosse pagar em dinheiro eis que ela me diz espantada: - Ué, o mesmo valor. Eu: - Mas isso você não pode fazer. Você não pode me cobrar o mesmo valor em dinheiro e no cartão pois se eu estiver pagar em dinheiro sem desconto, significa que eu estou pagando por um serviço que não estou utilizando. Vendedora: - É mas aqui não dá desconto. Eu: - Bem.. sorte sua que eu vou pagar no cartão pois seria uma venda perdida por causa disso. É minha gente.. por ai vai... em concessionária de veículos é a mesma coisa.. ao menos na Citroen e Renault...... e por ai vai.
Será mesmo que os vendedores, gerentes, etc estão nos fazendo um favor em vender? Será que nossa inversão de valores está num caminho sem volta? No natal esnobam a gente dentro da loja.. ignoram, riem da nossa cara quando pedimos desconto.. ai no resto do ano pedem pelo amor de D-us para comprarmos? Ficam chorando pelas tabelas pq cada vez mais as pessoas optam por comprar pela internet ao invés de comprar nas lojas? Depois reclamam da falta de emprego e oportunidades.. ao invés de se reinventarem, apenas deixam as coisas passarem e quando se derem conta, já era. Paz. :) ___________________________________________________________________________________

Hoje, 21/12/21, nem sony, nem ricardoeletro nem walmart existem mais nesses lugares!!!!

3 comentários:

  1. É realmente curiosa essa inversão de valores. Mas isso é uma coisa mais Brasil mesmo. Nego quer levar vantagem sem dar vantagem. Depois reclamam que não conseguem nada e culpam outros xD Palhaços!

    ResponderExcluir
  2. Amigo... depois de passar por alguns paises da Europa posso te afirmar, o Brasil esta a frente da Europa em diversos, diversos setores. E um desses é o atendimento ao consumidor. Por pior que seja o atendimento, existe um consenso que, se todos esses vendedores que aqui na europa trabalham fossem tentar emprego no brasil, nem 10% deles conseguiriam emprego. Tenha orgulho do seu pais... nosso povo que é muito mau acostumado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Europa é um horror mas não estou nem ai pra eles. Esse post foi de uma época de aquecimento de mercado.. tava todo mundo rico! Daí ficam mais seletivos... :D

      Excluir